sábado, 30 de julho de 2011

Passamos a falar um pouco de cada Linha:

Passamos a falar um pouco de cada Linha:
OXALÁ: Esta Linha é supervisionada por Jesus Cristo (Oxalá), representa o Princípio, o Incriado, o Reflexo de Deus. É a Luz Refletida que coordena as demais Vibrações Originais (demais Linhas).  Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Caboclo Urubatão da Guia, Caboclo Ubirajara, Caboclo Ubiratan, Caboclo Aymoré, Caboclo Guaracy, Caboclo Guarany e Caboclo Tupy.
OGUM: Esta Linha é conhecida também como Linha de São Jorge no sincretismo. A Vibração de Ogum é o Fogo da Salvação ou da Glória, o Mediador, o Controlador dos Choques conseqüentes ao Karma. É a Linha das Demandas da Fé, das aflições, das lutas, das batalhas, etc. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Caboclo Ogum de Lei, Caboclo Ogum Yara, Caboclo Ogum Megê, Caboclo Ogum Rompe-Mato, Caboclo Ogum de Malê, Caboclo Ogum Beira-Mar e Caboclo Ogum Matinata.
OXÓSSI: Esta Linha é conhecida também como Linha de São Sebastião no sincretismo. A Vibração de Oxóssi é a Ação Envolvente ou Circular dos Viventes da Terra, ou seja, o Caçador de Almas que atende na doutrina e na Catequese. É a Vibração que influencia no misticismo das almas, que doutrina e interfere nos males físicos e psíquicos. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Caboclo Arranca-Toco, Cabocla Jurema, Caboclo Araribóia, Caboclo Tupynambá, Caboclo Arruda, Caboclo Pena Branca e Caboclo Cobra Coral.
XANGÔ: Esta Linha é conhecida também como Linha de São Jerônimo no sincretismo, Linha do Povo, Linha das Cachoeiras. A Vibração de Xangô é a Coordenação da Lei Karmânica, é o Dirigente das Almas, o Senhor da Balança Universal, que afere o nosso estado espiritual. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Caboclo Xango-Kaô, Caboclo Xangô Sete Montanhas, Caboclo Xangô Sete Pedreiras, Caboclo Xangô da Pedra Preta, Caboclo Xangô da Pedra Branca, Caboclo Xangô Sete Cachoeiras e Caboclo Xangô-Agodô.
PRETOS-VELHOS: Esta Linha é conhecida também como Linha de São Cipriano no sincretismo, Linha das Almas, Linha dos Pretos-Velhos. A Vibração de Yorimá é a Potência da Palavra da Lei, Ordem Iluminada da Lei, Palavra Reinante da Lei. Esta Linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações. Os Orixás são verdadeiros magos que usam da roupagem fluídica de Pretos-Velhos, ensinando as verdadeiras "mirongas" sem deturpações. São os Mestres da Magia e experientes devido as seculares encarnações. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Pai Guiné, Pai Tomé, Pai Arruda, Pai Congo de Aruanda, Mãe Maria Conga, Pai Benedito e Pai Joaquim.
CRIANÇAS: Esta Linha é conhecida também como Linha de São Cosme e Damião no sincretismo, Ibejada, Linha das Crianças e outras. A Vibração de Yori é a Potência em Ação da Luz Reinante ou a Potência em Ação pelo Verbo, a Potência da Luz do Verbo ou do Reino de Deus. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Tupanzinho, Ori, Yariri, Doum, Yari, Damião e Cosme.
YEMANJÁ: Esta Linha é conhecida também como Linha de Nossa Senhora da Conceição no sincretismo, Linha de Oxum, Linha do Povo D'Água, Linha do Povo do Mar, e outras. A Vibração de Yemanjá é o Princípio que Atua na Natureza, o Eterno Feminino, a Divindade da Fecundação, da Gestação, etc. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Cabocla Yara, Cabocla Indayá, Cabocla Nanã, Cabocla Estrela do Mar, Cabocla Oxum, Cabocla Inhasã e Cabocla Sereia do Mar.


 
                                                A  NOSSA UMBANDA


       A nossa UMBANDA começa a surgir na verdade muito cedo, bem antes de 1908 (não com esta nomenclatura e ritual), com a chegada dos negros ao Brasil, pois a religiosidade que trouxeram foi de suma importância, especialmente os Bantos (Povo da África Meridional), que chegaram no Brasil e se depararam com a existência de uma religiosidade nativa (índios), o catolicismo, e realidades religiosas regionais. Uns (Africanos) seguem fiéis a religião trazida da Mãe África, e outros, começam a "mesclar" suas divindades do panteão africano com a realidade aqui encontrada. Estes "focos" existentes da "Umbanda" se espalham por todos os lugares e começam a sofrer também a influência Kardecista.
     Por toda essas influências surge então em 15/11/1908 através do Caboclo das Sete Encruzilhadas (incorporado no médium Zélio Fernandino de Moraes) uma religião genuinamente brasileira denominada UMBANDA (que no dialeto Quibundo quer dizer: arte de curar, sacerdote, curador - que codificada por esta Entidade, determina que nesta Religião não haveria cobranças, sacrifícios de animais e nem comidas, somente trabalharia com ervas, flores e perfume. Usaria fardamento branco, o que levou a denominá-la de o "Exército branco de Oxalá". Para alguns estudiosos, este foi o momento do branqueamento da Religião Africana, para ter mais aceitação junto a sociedade e também um momento em que se começa a se dar mais espaço para a religião exclusivamente dos afro-descendentes e com isso os brancos começam a participar dos terreiros.
     Os trabalhos mediúnicos na Umbanda,  seriam de socorro imediato, transformando a esperança em vida, os sofrimentos, sob terapia intensiva (passes, ponto de fogo, banhos...) teriam soluções mais apropriadas.
     A Umbanda conceitua-se única e exclusivamente pela prática da caridade tão somente do bem, verdade e caridade. Comparada em seu organograma ao kardecismo, fator importante por seus fundamentos semelhantes.
     Através da incorporação, trabalhamos com entidades (Caboclos, Pretos Velhos, Crianças ...) na Umbanda de espíritos que já foram encarnados, hoje muito evoluídos, intercedem por nós junto a Olorum,  Pai Oxalá,  Zambi, Tupã, Javé, Alá, Shiva .... - o nome que queiram dar à “Deus” e/ou “Jesus Cristo”, que são as forças superiores da umbanda. Portanto, a Umbanda acima do que pregam por aí é uma religião Cristã.
     Existe na Umbanda sete linhas (legiões), dividas em falanges (exércitos), cada uma tem características diferentes da outra e áreas distintas de trabalho, bem como forma de atuação própria para cada caso.
     Por esta diversidade de características de ação é que a Umbanda em suas sessões tem condições de auxiliar os seus devotos a encontrarem uma forma suave de resolver os seus problemas da melhor forma possível, e acima de tudo, ensinar  a buscar a fé em Deus através da força interior intermediados por suas entidades.
     É esta Umbanda, que nós do Centro Espírita de Umbanda Cacique Xangô Sete Pedreiras e Cacique Ventania praticamos, sendo o mais fiel possível  aos fundamentos desta nossa Religião. 
  
  
NA UMBANDA:


Na Umbanda nós não incorporamos Orixás e sim os falangeiros dos Orixás que são entidades evoluídas espiritualmente que vêem trabalhar nas giras de Umbanda.
Falanges: são agrupamentos de espíritos afins que possuem a mesma vibração.
São elas: pretos velhos, caboclos, exus, crianças, boiadeiros, ciganos, orientais e mestres que trabalham na cura.
NOSSOS CABOCLOS
São entidades, espíritos de índios brasileiros e Sul Americanos, que trabalham na caridade como verdadeiros conselheiros, nos ensinando a amar ao próximo e a natureza, são entidades que tem como missão principal o ensinamento da espiritualidade e o encorajamento da fé, pois é através da fé que tudo se consegue.
Usam em seus trabalhos ervas que são passadas para banhos de limpeza e chás para a parte física, ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, que limpam a nossa aura e proporcionam uma energia de força que irá nos auxiliar para que consigamos o objetivo que desejamos, não existe trabalhos de magia que possam lhe dar empregos e favores, isso não é verdade, o trabalho que eles desenvolvem é o de encorajar o nosso espírito e prepará-lo para que nós consigamos o nosso objetivo.

MEDIUNIDADE

A mediunidade é a capacidade que todos nós temos, em maior ou menor grau e tipos diferentes, de servirmos de veículo de comunicação entre o plano físico e o plano espiritual.
A mediunidade pode ficar latente durante toda a vida e não causar maiores problemas, ou pode "explodir", causando transtornos na saúde, na vida sentimental e na vida profissional.
Devemos esclarecer, entretanto, que não é a mediunidade que causa esses transtornos e sim o comportamento irregular que a pessoa passa a ter, uma vez que fica sem autocontrole, instável emocionalmente, e captando vibrações nem sempre boas, das pessoas com quem convive e dos ambientes que freqüenta. Tudo isso contribui para que a pessoa se indisponha com seus entes mais queridos, se indisponha no seu ambiente de trabalho e, muitas vezes, perca a sua boa saúde anterior, já que normalmente assumirá um estado mental negativo.
A mediunidade é um dom que precisamos aprender a controlar e que precisa ser disciplinada. A solução é o desenvolvimento mediúnico.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA MEDIUNIDADE :
a) Sintoma clássico: suor excessivo nas mãos e axilas, principalmente nas mãos. As mãos ficam molhadas, quase geladas. Os pés também podem ficar gelados; as maçãs do rosto muito vermelhas e quentes; as orelhas ardem

b) Depressão psíquica: a pessoa fica totalmente instável, passando de uma grande alegria para uma profunda tristeza sem motivo aparente. Fica melancólica e sente uma profunda solidão. É como se o mundo todo estivesse voltado contra ela. É facilmente irritável e, nessa fase, ela vai ferir com palavras e gestos aqueles que mais gosta.
c) Alterações no sono: sono profundo ou insônia. A insônia é provocada pela aceleração no cérebro devida à vibração. Os pensamentos voam de um assunto para outro, incontroláveis, e a pessoa não consegue dormir. O sono profundo é devido à perda de ectoplasma, de força vital. Há um enfraquecimento geral do organismo e as vibrações da pessoa são reduzidas.
d) Perda de equilíbrio e sensação de desmaio: a perda de equilíbrio é uma sensação muito rápida. A pessoa pensa que vai cair e tenta se segurar em alguma coisa, mas a sensação termina antes que ela consiga fazer qualquer gesto. É extremamente desagradável.
A sensação de desmaio normalmente ocorre quando a vibração abandona a pessoa bruscamente. Ela fica muito pálida e tem que sentar para não cair. Às vezes ocorre sensação de vômito ou de diarréia. Um copo de água com bastante açúcar e respiração pela narina direita normalmente bastam para contornar essa situação.
e) Taquicardia: comum em algumas pessoas. Há uma súbita alteração no ritmo dos batimentos cardíacos, fruto do aceleramento provocado pela vibração atuando.
f) Medos e fobias: a pessoa fica com medo de sair sozinha, de se alimentar, de tomar remédios, pois acha que tudo lhe fará mal. Às vezes tem medo de dormir sozinha ou com a luz apagada. É muito comum, também, uma total insegurança em tudo o que vai fazer.
Todos esses sintomas tendem a desaparecer com a preparação espiritual e o desenvolvimento mediúnico, mas o tempo necessário ao desenvolvimento dependerá muito do grau de mediunidade, do interesse e da preparação espiritual do médium.
 
BANHOS

Os banhos sempre foram um potente integrante do sentimento religioso

Na África, a água é tida como de grande poder de força e de magia. Vemos até hoje nos candomblés as Águas de Oxalá. Águas nos potes e tigelas, além de mirongas com água e axé. E quem nunca viu ou ouviu falar em lavar com água-de-cheiro as ESCADARIAS DO SENHOR DO BONFIM, em Salvador na Bahia?
Para nossos índios, hoje os Caboclos da Umbanda, o banho de Rio era alegria, prazer, lazer, satisfação e descarga. O rio Paraíba é um rio sagrado para os Tupinambás. Nele os índios faziam (ou fazem) seus rituais secretos.
A Utilização dos Banhos em qualquer época, nos Centros e Terreiros de Umbanda, os banhos tem sido de grande importância na fase de iniciação espiritual; por isso, torna-se necessário um grande conhecimento do uso das ervas, raízes, cascas, frutos e plantas naturais.
E como já sabemos, os banhos de ervas devem ser preparados por pessoas especializadas dentro dos terreiros ou por você mesmo(a). Se forem preparados por outra pessoa, que ela esteja purificada, pelo menos pelo banho de uma erva. A orientação e o uso das ervas são atribuições dos GUIAS ESPIRITUAIS,  através dos Chefes de Terreiros.


Banhos de descarga
O Banho de Descarga (ou descarrego) serve para descarregar e limpar o corpo astral, eliminando a precipitação de fluídos negativos (inveja, ódio, olho grande, irritação, nervosismo, etc). Suprime os males físicos externamente, adquiridos de outrem ou de locais onde estiverem os médiuns. Este banho pode ser utilizado por qualquer adepto da Umbanda, desde que seguindo as recomendações das Entidades/Guias Espirituais.

Banhos de ritual
É o banho dos médiuns de incorporação. Esses banhos têm a função de estimular os fluídos da mediunidade, ativando, revitalizando as funções psíquicas para um excelente trabalho de ritualização dos Guias Espirituais e é também recomendado para ativar as forças dos Orixás, Protetores de Cabeça e do Anjo da Guarda.


Banhos de iniciados
Este tipo de banho deve ser utilizado nos centros e terreiros de Umbanda por seus aparelhos, médiuns, iniciantes dentro da Lei da Umbanda. Ele propicia o equilíbrio entre a aura do corpo mental e a aura do corpo astral. Equilibra, de maneira satisfatória, a incorporação das Entidades em seus aparelhos mediúnicos.É um banho para ser usado com muito critério e cautela, pois para cada tipo de Entidade Espiritual é destinada uma planta ou várias plantas, num conjunto ritualístico.

Amaci
Reforço elaborado através das ervas de cada entidade, manipulado na confecção peolo Diretor espiritual ou pela entidade chefe do terreiro.
O amaci é próprio para a cabeça onde reside o nosso protetor, nosso Guia Espiritual. Só podem fazrer o amaci aqueles estão na corrente e estiverem desenvolvendo na gira de Umbanda. Não se deve nunca prepará-lo e nem tomá-lo em casa; existe todo um ritual para que seja feito o amaci da Umbanda.

A real importância do banho de ervas:
Sua função é de serem condensadores das energias solares e cósmicas.
Deve ser colhida em um momento positivo, isto é, nas Luas de acordo com oritual a ser praticado porque a energia vital ou prana faz seu ciclo, no reino vegetal obedecendo ao seguinte ritmo:

Lua minguante: força se concentra na raiz,

Lua Nova: a força se concentra nas flores, frutos e flores.

Lua Crescente: a força se concentra nas folhas e nos caules.
Lua Cheia: A força está nos caules descendo para a raiz.


Banho de sal grosso:
Água e sal grosso, ou água do mar, ou sal-grosso mais espada de S.Jorge e guiné ou folhas de fumo.


ALGUMAS ERVAS UTILIZADAS PELAS FALANGES DE UMBANDA:

OXALÁ

Levante
Erva Cidreira
Alecrim
Hortelã
boldo

YEMANJÁ

Unha de vaca
Folhas de Lágrimas de Nossa Senhora
Mastruço
Chapéu de couro

FALANGE DAS CRIANÇAS

Amoreira
Anil
Alfazema

XANGO

Café (Folhas)
Mangueira (Folhas)
Erva de São João

OGUM

Romã (folhas)
Espada de Ogum
Flecha de Ogum,
Erva de Bicho (Folha de Jurupitã)


MATA VIRGEM

Erva de Bicho
Jurubeba
Anis
Avenca


PRETOS VELHOS

Guiné
Eucalipto
Arruda


AS SETE LINHAS DE UMBANDA:
OXALÁ: Esta Linha é supervisionada por Jesus Cristo (Oxalá), representa o Princípio, o Incriado, o Reflexo de Deus. É a Luz Refletida que coordena as demais Vibrações Originais (demais Linhas).  Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Caboclo Urubatão da Guia, Caboclo Ubirajara, Caboclo Ubiratan, Caboclo Aymoré, Caboclo Guaracy, Caboclo Guarany e Caboclo Tupy.
OGUM: Esta Linha é conhecida também como Linha de São Jorge no sincretismo. A Vibração de Ogum é o Fogo da Salvação ou da Glória, o Mediador, o Controlador dos Choques conseqüentes ao Karma. É a Linha das Demandas da Fé, das aflições, das lutas, das batalhas, etc. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Caboclo Ogum de Lei, Caboclo Ogum Yara, Caboclo Ogum Megê, Caboclo Ogum Rompe-Mato, Caboclo Ogum de Malê, Caboclo Ogum Beira-Mar e Caboclo Ogum Matinata.
OXÓSSI: Esta Linha é conhecida também como Linha de São Sebastião no sincretismo. A Vibração de Oxóssi é a Ação Envolvente ou Circular dos Viventes da Terra, ou seja, o Caçador de Almas que atende na doutrina e na Catequese. É a Vibração que influencia no misticismo das almas, que doutrina e interfere nos males físicos e psíquicos. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Caboclo Arranca-Toco, Cabocla Jurema, Caboclo Araribóia, Caboclo Tupynambá, Caboclo Arruda, Caboclo Pena Branca e Caboclo Cobra Coral.
XANGÔ: Esta Linha é conhecida também como Linha de São Jerônimo no sincretismo, Linha do Povo, Linha das Cachoeiras. A Vibração de Xangô é a Coordenação da Lei Karmânica, é o Dirigente das Almas, o Senhor da Balança Universal, que afere o nosso estado espiritual. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Caboclo Xango-Kaô, Caboclo Xangô Sete Montanhas, Caboclo Xangô Sete Pedreiras, Caboclo Xangô da Pedra Preta, Caboclo Xangô da Pedra Branca, Caboclo Xangô Sete Cachoeiras e Caboclo Xangô-Agodô.
PRETOS-VELHOS: Esta Linha é conhecida também como Linha de São Cipriano no sincretismo, Linha das Almas, Linha dos Pretos-Velhos. A Vibração de Yorimá é a Potência da Palavra da Lei, Ordem Iluminada da Lei, Palavra Reinante da Lei. Esta Linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações. Os Orixás são verdadeiros magos que usam da roupagem fluídica de Pretos-Velhos, ensinando as verdadeiras "mirongas" sem deturpações. São os Mestres da Magia e experientes devido as seculares encarnações. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Pai Guiné, Pai Tomé, Pai Arruda, Pai Congo de Aruanda, Mãe Maria Conga, Pai Benedito e Pai Joaquim.
CRIANÇAS: Esta Linha é conhecida também como Linha de São Cosme e Damião no sincretismo, Ibejada, Linha das Crianças e outras. A Vibração de Yori é a Potência em Ação da Luz Reinante ou a Potência em Ação pelo Verbo, a Potência da Luz do Verbo ou do Reino de Deus. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Tupanzinho, Ori, Yariri, Doum, Yari, Damião e Cosme.
YEMANJÁ: Esta Linha é conhecida também como Linha de Nossa Senhora da Conceição no sincretismo, Linha de Oxum, Linha do Povo D'Água, Linha do Povo do Mar, e outras. A Vibração de Yemanjá é o Princípio que Atua na Natureza, o Eterno Feminino, a Divindade da Fecundação, da Gestação, etc. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Cabocla Yara, Cabocla Indayá, Cabocla Nanã, Cabocla Estrela do Mar, Cabocla Oxum, Cabocla Inhasã e Cabocla Sereia do Mar.

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